Atendendo a muitos pedidos, o navegador Microsoft Edge irá sincronizar o histórico de navegação e guias entre diferentes dispositivos. Após ser disponibilizado para testadores beta em novembro de 2020, o recurso chega aos usuários de alguns países.
Dessa maneira, será possível acessar as páginas visitadas anteriormente no Windows 10, no macOS ou na versão mobile do navegador para iOS e Android. Bem como, as pessoas vão poder acessar a mesma guia em diferentes dispositivos.
As funções de histórico e guias abertas devem ser ativadas manualmente pelo usuário. Para isso, ele deve acessar as configurações do Microsoft Edge, clicar opção “Sincronizar” e habilitar as funções referentes a cada uma das funcionalidades.
Em seguida, será possível ver a lista do histórico dividida em três tópicos: “Geral”, “Guias Fechadas Recentemente” e “Páginas Acessadas em Outros Dispositivos”. A última opção segue em fase de testes e pode não estar disponível para todos os usuários.
Segundo o portal The Verge, os novos recursos começaram a ser disponibilizados para alguns usuários do Edge no Reino Unido. Em breve, eles devem chegar aos navegadores de outros países da Europa e da América.
Outras atualizações recentes
Lançado em janeiro de 2020, o Microsoft Edge é um navegador baseado no Chromium – software desenvolvido pela Google. Após chegar ao mercado com poucos recursos, ele vem recebendo diversas atualizações com recursos exclusivas.
Por exemplo, ele possui uma ferramenta nativa de comparação de preços e alertas de desconto. Assim, elimina a necessidade de instalar extensões de terceiros que realizam esse serviço para os usuários.
Outra funcionalidade bastante elogiada é a captura de tela nativa, que permite adicionar textos e anotações diretamente na imagem. Em breve, o navegador também deve receber um update que vai permitir colocar a barra de guias na lateral.