Microsoft .NET 5.0 é lançado com melhorias em performance para ARM64 e mais

Há aproximadamente 4 meses, a Microsoft oficializou em seu blog que estava em vias de disponibilizar oficialmente o .NET 5.0, algo que oficialmente aconteceu nessa semana, permitindo assim que interessados possam realizar seu download e instalação, mantendo assim o cronograma previsto.

Considerado o primeiro movimento em torno de uma unificação, o .NET 5.0 vem sendo estimulado pela Microsoft para que desenvolvedores do .NET Framework migrem para a nova base, sendo o próximo passo a integração com desenvolvedores do Xamarin na próxima edição, fazendo assim com que os produtos sejam centralizados evitando a necessidade de downloads e instalações separadas.

Falando em especial do que vemos no .NET 5.0, temos que ele traz como principal destaque a possibilidade de ser executado nativamente em aparelhos que trazem o Windows ARM64 embarcado, excluindo assim algumas limitações de desempenho devido a emulação.

Além disso, também é confirmado que a nova atualização trouxe uma extensa lista de melhorias para desenvolvedores, sendo considerados destaques pela própria Microsoft os seguintes itens (estes foram revelados em julho):

.NET 5.0 já foi “testado em batalha” por ser hospedado por meses em dot.net e Bing.com (versão).

O desempenho é bastante aprimorado em muitos componentes e é descrito em detalhes em Melhorias de desempenho no .NET 5.0, Desempenho do Arm64 no .NET 5.0 e gRPC .

C# 9 e F# 5 oferecem novos aprimoramentos de linguagem, como programas e registros de nível superior para C # 9, enquanto F# 5 oferece programação interativa e um aumento de desempenho para programação funcional em .NET.

As bibliotecas .NET têm desempenho aprimorado para serialização Json, expressões regulares e HTTP (HTTP 1.1, HTTP / 2). Eles também estão agora completamente anotados para nulidade.

A latência do P95 caiu devido a refinamentos no GC, compilação em camadas e outras áreas.

As opções de implantação de aplicativo são melhores, com publicação de aplicativo cliente ClickOnce, aplicativos de arquivo único, tamanho de imagem de contêiner reduzido e adição de imagens de contêiner Server Core.

Escopo da plataforma expandido com Windows Arm64 e WebAssembly.

Os interessados em realizar o download e instalação do novo .NET 5.0 já podem fazê-lo, devendo ser observada a necessidade de se ter o Visual Studio 16.8 (Windows) ou a versão mais atualizada no macOS para utilização com ele.

Em tempo: Assim como vimos no Windows, a Microsoft está com planos para padronizar também a entrega de versões majoritarias anualmente para o .NET, sendo agendado sempre o mês de novembro.